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  • Por Fábio Carvalho

Os "novos" Princípios da Qualidade


Mais abrangentes e com texto mais detalhado, a versão 2015 da ISO 9000 - "Sistemas de gestão da qualidade - Fundamentos e vocabulário" - traz os Princípios da Qualidade renovados e mais integrados em relação ao cenário atual, abordando questões relacionadas não só ao cliente, mas à todas as partes interessadas, e envolvendo conceitos de sustentabilidade, entre outros.

Em sintonia com as novas versões das principais normas de gestão, os "novos" Princípios da Qualidade buscam agregar valor e revigorar os antigos conceitos, dando-lhes nova roupagem.

 

Foco no cliente

O foco principal da gestão da qualidade é atender às necessidades dos clientes e empenhar-se em exceder as expectativas dos clientes, uma vez que o sucesso sustentável só é alcançado quando uma organização atrai e retém a confiança dos clientes e de outras partes interessadas pertinentes.

Cada aspecto da interação com o cliente é uma oportunidade para criar mais valor para o cliente e entender as necessidades atuais e futuras dos clientes e de outras partes interessadas contribui para o sucesso sustentável da organização.

Alguns dos principais benefícios potenciais são:

  • aumento do valor para o cliente;

  • aumento da satisfação do cliente;

  • melhoria da fidelidade do cliente;

  • aumento da repetição dos negócios;

  • melhoria da reputação da organização;

  • ampliação da base de clientes;

  • aumento da receita e da participação de mercado.

 

Liderança

Líderes em todos os níveis estabelecem uma unidade de propósito e direcionamento e criam condições para que as pessoas estejam engajadas para alcançar os objetivos da qualidade da organização.

A criação de unidade de propósito, direcionamento e engajamento das pessoas permite a uma organização alinhar as suas estratégias, políticas, processos e recursos para alcançar os seus objetivos.

Alguns dos principais benefícios potenciais são:

  • aumento da eficácia e da eficiência em atender aos objetivos da qualidade da organização;

  • melhoria na coordenação dos processos da organização;

  • melhoria na comunicação entre níveis e funções da organização;

  • desenvolvimento e melhoria da capacidade da organização e de seu pessoal em fornecer os resultados desejados.

 

Engajamento das pessoas

Pessoas competentes, com poder e engajadas, em todos os níveis na organização, são essenciais para aumentar a capacidade da organização em criar e entregar valor.

A fim de gerir uma organização eficaz e eficientemente, é importante respeitar e envolver todas as pessoas em todos os níveis. Reconhecimento, empoderamento e aperfeiçoamento de competências, facilitam o engajamento das pessoas na realização dos objetivos da qualidade da organização.

Alguns dos principais benefícios potenciais são:

  • melhoria da compreensão dos objetivos da qualidade da organização pelas pessoas da organização e maior motivação para alcançá-los;

  • maior envolvimento das pessoas em atividades de melhoria;

  • melhoria do desenvolvimento, das iniciativas e da criatividade das pessoas;

  • melhoria da satisfação das pessoas;

  • melhoria da confiança e colaboração em toda a organização;

  • maior atenção aos valores e cultura compartilhados em toda a organização.

 

Abordagem de processo

Resultados consistentes e previsíveis são alcançados de forma mais eficaz e eficiente quando as atividades são compreendidas e gerenciadas como processos inter-relacionados que funcionam como um sistema coerente.

O SGQ consiste em processos inter-relacionados. Compreender como os resultados são produzidos por este sistema permite que uma organização otimize o sistema e seu desempenho.

Alguns dos principais benefícios potenciais são:

  • aumento da capacidade de concentrar esforços em processos principais e em oportunidade de melhoria;

  • resultados consistentes e previsíveis por meio de um sistema de processos alinhados;

  • desempenho otimizado por meio de uma gestão do processo eficaz, do uso eficiente dos recursos e de barreiras interfuncionais reduzidas;

  • permitir que a organização forneça confiança às partes interessadas no que diz respeito à sua consistência, eficácia e eficiência.

 

Melhoria

As organizações de sucesso têm um foco contínuo na melhoria.

A melhoria é essencial para uma organização manter os atuais níveis de desempenho, reagiràs mudanças em suas condições internas e externas e criar novas oportunidades.

Alguns dos principais benefícios potenciais são:

  • melhoria do desempenho de processos, capacidade organizacional e satisfação do cliente;

  • melhoria do foco na investigação e determinação da causa-raiz, seguida de prevenção e ações corretivas;

  • melhoria da capacidade de antecipar e reagir aos riscos e oportunidades internas e externas;

  • reforço na consideração de ambas as melhorias, incremental e de ruptura;

  • reforço na utilização da aprendizagem para melhoria;

  • melhoria em busca da inovação.

 

Tomada de decisão com base em evidência

Decisões com base na análise e avaliação de dados e informações são mais propensas a produzir resultados desejados.

A tomada de decisão pode ser um processo complexo e sempre envolve alguma incerteza. Ela envolve, frequentemente, vários tipos e fontes de entradas, bem como a sua interpretação, que pode ser subjetiva. É importante compreender as relações de causa e efeito e possíveis consequências não intencionais. A análise de fatos, de evidências e de dados leva a uma maior objetividade e confiança na tomada de decisões.

Alguns dos principais benefícios potenciais são:

  • melhoria dos processos de tomada de decisão;

  • melhoria na avaliação do desempenho do processo e na capacidade para alcançar os objetivos;

  • melhoria da eficácia e eficiência operacionais;

  • melhoria na capacidade de analisar criticamente, desafiar e mudar opiniões e decisões;

  • aumento da capacidade de demonstrar a eficácia de decisões anteriores.

 

Gestão de relacionamento

Para o sucesso sustentado, as organizações gerenciam seus relacionamentos com as partes interessadas pertinentes, como provedores. Partes interessadas pertinentes influenciam o desempenho de uma organização.

O sucesso sustentado é mais provável de ser alcançado quando a organização gerencia relacionamentos com todas as suas partes interessadas para otimizar o impacto sobre o seu desempenho. A gestão de relacionamentos com suas redes de provedores e parceiros é de particular importância.

Alguns dos principais benefícios potenciais são:

  • melhoria no desempenho da organização e de suas partes interessadas quando responde às oportunidades e restrições relacionadas a cada parte interessada pertinente;

  • compreensão comum de objetivos e valores entre as partes interessadas;

  • melhoria na capacidade de agregar valor para as partes interessadas através do compartilhamento de recursos e de competências e através da gestão dos riscos relacionados com a qualidade;

  • uma cadeia de fornecimento bem gerenciada provendo um fluxo estável de produtos e serviços.

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