Mais abrangentes e com texto mais detalhado, a versão 2015 da ISO 9000 - "Sistemas de gestão da qualidade - Fundamentos e vocabulário" - traz os Princípios da Qualidade renovados e mais integrados em relação ao cenário atual, abordando questões relacionadas não só ao cliente, mas à todas as partes interessadas, e envolvendo conceitos de sustentabilidade, entre outros.
Em sintonia com as novas versões das principais normas de gestão, os "novos" Princípios da Qualidade buscam agregar valor e revigorar os antigos conceitos, dando-lhes nova roupagem.
Foco no cliente
O foco principal da gestão da qualidade é atender às necessidades dos clientes e empenhar-se em exceder as expectativas dos clientes, uma vez que o sucesso sustentável só é alcançado quando uma organização atrai e retém a confiança dos clientes e de outras partes interessadas pertinentes.
Cada aspecto da interação com o cliente é uma oportunidade para criar mais valor para o cliente e entender as necessidades atuais e futuras dos clientes e de outras partes interessadas contribui para o sucesso sustentável da organização.
Alguns dos principais benefícios potenciais são:
aumento do valor para o cliente;
aumento da satisfação do cliente;
melhoria da fidelidade do cliente;
aumento da repetição dos negócios;
melhoria da reputação da organização;
ampliação da base de clientes;
aumento da receita e da participação de mercado.
Liderança
Líderes em todos os níveis estabelecem uma unidade de propósito e direcionamento e criam condições para que as pessoas estejam engajadas para alcançar os objetivos da qualidade da organização.
A criação de unidade de propósito, direcionamento e engajamento das pessoas permite a uma organização alinhar as suas estratégias, políticas, processos e recursos para alcançar os seus objetivos.
Alguns dos principais benefícios potenciais são:
aumento da eficácia e da eficiência em atender aos objetivos da qualidade da organização;
melhoria na coordenação dos processos da organização;
melhoria na comunicação entre níveis e funções da organização;
desenvolvimento e melhoria da capacidade da organização e de seu pessoal em fornecer os resultados desejados.
Engajamento das pessoas
Pessoas competentes, com poder e engajadas, em todos os níveis na organização, são essenciais para aumentar a capacidade da organização em criar e entregar valor.
A fim de gerir uma organização eficaz e eficientemente, é importante respeitar e envolver todas as pessoas em todos os níveis. Reconhecimento, empoderamento e aperfeiçoamento de competências, facilitam o engajamento das pessoas na realização dos objetivos da qualidade da organização.
Alguns dos principais benefícios potenciais são:
melhoria da compreensão dos objetivos da qualidade da organização pelas pessoas da organização e maior motivação para alcançá-los;
maior envolvimento das pessoas em atividades de melhoria;
melhoria do desenvolvimento, das iniciativas e da criatividade das pessoas;
melhoria da satisfação das pessoas;
melhoria da confiança e colaboração em toda a organização;
maior atenção aos valores e cultura compartilhados em toda a organização.
Abordagem de processo
Resultados consistentes e previsíveis são alcançados de forma mais eficaz e eficiente quando as atividades são compreendidas e gerenciadas como processos inter-relacionados que funcionam como um sistema coerente.
O SGQ consiste em processos inter-relacionados. Compreender como os resultados são produzidos por este sistema permite que uma organização otimize o sistema e seu desempenho.
Alguns dos principais benefícios potenciais são:
aumento da capacidade de concentrar esforços em processos principais e em oportunidade de melhoria;
resultados consistentes e previsíveis por meio de um sistema de processos alinhados;
desempenho otimizado por meio de uma gestão do processo eficaz, do uso eficiente dos recursos e de barreiras interfuncionais reduzidas;
permitir que a organização forneça confiança às partes interessadas no que diz respeito à sua consistência, eficácia e eficiência.
Melhoria
As organizações de sucesso têm um foco contínuo na melhoria.
A melhoria é essencial para uma organização manter os atuais níveis de desempenho, reagiràs mudanças em suas condições internas e externas e criar novas oportunidades.
Alguns dos principais benefícios potenciais são:
melhoria do desempenho de processos, capacidade organizacional e satisfação do cliente;
melhoria do foco na investigação e determinação da causa-raiz, seguida de prevenção e ações corretivas;
melhoria da capacidade de antecipar e reagir aos riscos e oportunidades internas e externas;
reforço na consideração de ambas as melhorias, incremental e de ruptura;
reforço na utilização da aprendizagem para melhoria;
melhoria em busca da inovação.
Tomada de decisão com base em evidência
Decisões com base na análise e avaliação de dados e informações são mais propensas a produzir resultados desejados.
A tomada de decisão pode ser um processo complexo e sempre envolve alguma incerteza. Ela envolve, frequentemente, vários tipos e fontes de entradas, bem como a sua interpretação, que pode ser subjetiva. É importante compreender as relações de causa e efeito e possíveis consequências não intencionais. A análise de fatos, de evidências e de dados leva a uma maior objetividade e confiança na tomada de decisões.
Alguns dos principais benefícios potenciais são:
melhoria dos processos de tomada de decisão;
melhoria na avaliação do desempenho do processo e na capacidade para alcançar os objetivos;
melhoria da eficácia e eficiência operacionais;
melhoria na capacidade de analisar criticamente, desafiar e mudar opiniões e decisões;
aumento da capacidade de demonstrar a eficácia de decisões anteriores.
Gestão de relacionamento
Para o sucesso sustentado, as organizações gerenciam seus relacionamentos com as partes interessadas pertinentes, como provedores. Partes interessadas pertinentes influenciam o desempenho de uma organização.
O sucesso sustentado é mais provável de ser alcançado quando a organização gerencia relacionamentos com todas as suas partes interessadas para otimizar o impacto sobre o seu desempenho. A gestão de relacionamentos com suas redes de provedores e parceiros é de particular importância.
Alguns dos principais benefícios potenciais são:
melhoria no desempenho da organização e de suas partes interessadas quando responde às oportunidades e restrições relacionadas a cada parte interessada pertinente;
compreensão comum de objetivos e valores entre as partes interessadas;
melhoria na capacidade de agregar valor para as partes interessadas através do compartilhamento de recursos e de competências e através da gestão dos riscos relacionados com a qualidade;
uma cadeia de fornecimento bem gerenciada provendo um fluxo estável de produtos e serviços.