top of page
  • Fábio Carvalho

Conhecimento, Habilidade e Atitude


Gerir pessoas é uma ciência em constante evolução e repleta de desafios. Adotada cada vez mais nas organizações, a Gestão por Competências visa preparar os colaboradores em busca de maior produtividade e adequação ao negócio, valorizando assim o capital humano da organização.

Assim, se faz necessário coordenar e incentivar os colaboradores a reduzirem as lacunas em seus perfis de competência profissional, além de saber o que eles são capazes de executar (competências atuais) e entender o que a empresa espera deles (competências requeridas).

Diferentemente do termo definido pela ISO 9001:2015, no mercado profissional o termo "competência" pode ser representado por três propriedades correlacionadas, apresentadas no seguinte anagrama:

Em resumo:

C significa conhecimento sobre um determinado assunto. Diz respeito à pessoa dominar um determinado Know-how a respeito de algo que tenha valor para empresa e para ela mesma. É o saber.

H significa habilidade para produzir resultados com o conhecimento que se possui. Diz respeito à pessoa conseguir fazer algum uso real do conhecimento que têm, produzindo algo efetivamente. É o saber fazer.

A significa atitude assertiva e pró ativa – iniciativa. Diz respeito ao indivíduo não esperar as coisas acontecerem ou alguém ter que dar ordens, e fazer o que percebe que deve ser feito por conta própria. É o querer fazer.

Referências:


168 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page