Laboratórios que desejam demonstrar sua competência técnica podem fazê-lo através da conformidade com a norma internacional ISO / IEC 17025 - Requisitos gerais para a competência de laboratórios de ensaios e calibração.
A conformidade com esta norma também significa que o laboratório, de forma geral, opera um sistema de gestão de acordo com os princípios da ISO 9001.
Em 2017, a ISO publicou uma revisão da ISO / IEC 17025 (anteriormente publicada em 2005) para garantir que os requisitos continuam a atender às exigências do mercado atual. Como consequência, foi acordado que os laboratórios que tem demonstrar conformidade com acreditação de terceira parte precisam realizar a transição de transitar seus processos para a nova versão dentro de um prazo definido.
O ILAC, em consulta com a ISO, concordou que um período de três anos a partir da data de publicação da nova versão da norma será permitido para esta transição.
Durante este período de transição, é importante notar que ambos, ISO / IEC 17025: 2005 e ISO / IEC 17025:2017 são igualmente válidas e aplicáveis. A acreditação formal concedida por um organismo de acreditação signatário do Acordo Multilateral da ILAC em qualquer das versões das normas deve ser reconhecida pelo mercado, e é altamente recomendável que os especificadores reconheçam igualmente ambas as versões até a conclusão do período de 3 anos de transição.