top of page
  • Fábio Carvalho

ISO 9001: 2015: 3 exemplos de como a Alta Direção pode demonstrar seu comprometimento com o sistema


Exemplo 1:conversando com os clientes

Formalizar as atividades existentes como parte do processo de transição para a ISO 9001:2015. Por exemplo, não apenas visitar os clientes de sua empresa esporadicamente ao longo do tempo, mas comprometer-se formalmente, reservar o tempo em sua agenda para visitar alguns clientes, ao longo de todos os meses. Isto proporciona, inclusive, um melhor entendimento sobre os riscos e oportunidades que seus clientes enfrentam.

Exemplo 2: encorajando a comunicação entre as áreas

Não adianta focar somente no fortalecimento da marca, por exemplo, se desempenho de qualidade da empresa ainda não está tão maduro.

As lideranças precisam trabalhar na comunicação de desempenho de boa qualidade - isso é em parte o seu trabalho. Se você não ajuda as pessoas a traduzir o desempenho de boa qualidade em linguagem comercial, isso não acontecerá. A Alta Direção pode ajudar as lideranças a se envolverem e demonstrarem comprometimento ao traduzir o desempenho de qualidade para a linguagem comercializada.

Exemplo 3: Investindo em ferramentas e mecanismos de gestão

Para muitas organizações, a Alta Direção demonstra seu comprometimento ao fornecer as ferramentas para incorporar, comunicar e gerenciar a qualidade. A utilização de sistemáticas e mecanismos formais faz com que a cultura de empresa seja positiva e bem sucedida e positiva. Por vezes a Alta Direção de algumas empresas demonstram seu comprometimento com o sistema de gestão da qualidade Informando a todos da importância do sistema, facilitando participação de todos, assumindo e alocando responsabilidades, monitorando o desempenho do sistema, além de assegurar que a política da qualidade e os objetivos da qualidade são compatíveis com o direcionamento estratégico e o "Contexto da Organização".

*Adaptado de EQMS by Qualsys

1.684 visualizações0 comentário
bottom of page