A norma mais utilizada para definir a competência de laboratórios de ensaio e calibração foi revisada em dezembro de 2017, levando em conta as mais recentes mudanças no ambiente de laboratório e nas práticas de trabalho.
A ISO / IEC 17025: 2017, requisitos gerais para a competência de laboratórios de ensaio e calibração, é a referência internacional para laboratórios que realizam atividades de calibração e ensaio em todo o mundo.
Produzir resultados válidos e amplamente confiáveis é o cerne das atividades de laboratório. A ISO / IEC 17025: 2017 permite que os laboratórios implementem um sistema de gestão da qualidade e demonstrem que são tecnicamente competentes e capazes de produzir resultados válidos e confiáveis.
A ISO / IEC 17025 também ajuda a facilitar a cooperação entre laboratórios e outros órgãos, gerando maior aceitação dos resultados entre os países. Relatórios de ensaios e certificados podem ser aceitos de um país para outro sem a necessidade de mais testes, o que, por sua vez, melhora o comércio internacional.
A fim de refletir as últimas mudanças nas condições de mercado e tecnologia, a nova edição da norma engloba as atividades e novas formas de trabalho dos laboratórios hoje. Abrange mudanças técnicas, vocabulário e desenvolvimentos em técnicas de TI e leva em consideração a versão mais recente da ISO 9001 sobre gestão da qualidade.
Os laboratórios já acreditados para a ISO / IEC 17025: 2005 precisarão fazer a transição de seus processos para a nova versão dentro de um período de três anos a partir da data de publicação da nova norma. O Comunicado Conjunto da ILAC-ISO explica essa transição de prazo.
A ISO / IEC 17025: 2017 foi desenvolvida em conjunto pela ISO e pela Comissão Eletrotécnica Internacional (IEC), sob a responsabilidade do Comitê ISO de Avaliação da Conformidade (CASCO).
Quais são as principais mudanças na versão 2017?
O escopo foi revisado para cobrir ensaios, calibração e amostragem associados a calibrações e ensaios subsequentes.
A abordagem do processo agora corresponde à das normas mais novas, como ISO 9001 (gestão da qualidade), ISO 15189 (qualidade dos laboratórios médicos) e ISO / IEC 17021-1 (requisitos para os organismos de auditoria e certificação).
A norma agora tem um foco mais forte nas tecnologias da informação e incorpora o uso de sistemas de computador, registros eletrônicos e a produção de resultados e relatórios eletrônicos.
Um novo capítulo introduz o conceito de pensamento baseado em risco.
Fonte: ISO.org
Precisando de ajuda para implementar ou adequar seu sistema de gestão?