Na melhoria de processos, um SIPOC (às vezes COPIS) é uma ferramenta que resume as entradas e saídas de um ou mais processos em forma de tabela. A sigla SIPOC significa suppliers (fornecedores), inputs (entradas), process (processo), outputs (saídas) e customers (clientes), que formam as colunas da tabela.
Essa sigla estava em uso pelo menos desde os programas de gestão de qualidade total do final da década de 1980 e continua a ser usada hoje em Seis Sigma, lean manufacturing (manufatura enxuta) e gestão de processos de negócios.
Sua aplicação em diagrama pode ser utilizado por uma equipe para identificar todos os elementos relevantes de um projeto de melhoria de processo antes do trabalho começar. Ajuda a definir um projeto complexo que pode não ter um escopo bem definido e é particularmente útil quando não está claro: ◉ Quem fornece insumos para o processo? ◉ Quais especificações são colocadas nas entradas? ◉ Quem são os verdadeiros clientes do processo? ◉ Quais são os requisitos dos clientes?
AS EMPRESAS SÃO GRANDES COLEÇÕES
DE PROCESSOS
José Ernesto Lima Gonçalves
Conforme H. James Harrington (Business process improvement-1991), os processos utilizam os recursos da organização para oferecer resultados objetivos aos seus clientes.
...um processo é um grupo de atividades realizadas numa sequência lógica com o objetivo de produzir um bem ou um serviço que tem valor para um grupo específico de clientes...
Michael Hammer, James Champy
Para se executar um SIPOC, se pode proceder ao seguinte passo-à-passo:
(1) definir o objetivo deste processo;
(2) anotar as saídas (produtos e/ou serviços processados);
(3) definir os clientes, tanto internos quanto externos;
(4) registrar as entradas de materiais e informações necessárias para execução do processo;
(5) definir os fornecedores, contemplando colaboradores envolvidos e seus insumos derivados de processos anteriores;
(6) definir passos da transformação das entradas em saídas.
Commentaires