top of page
  • Fábio Carvalho

ISO 45001:2018 - Sistemas de gestão de saúde e segurança ocupacional - Requisitos com orientações para uso

A ISO 45001:2018 especifica requisitos para um sistema de gestão de saúde e segurança ocupacional (SSO) e fornece orientação para seu uso, para permitir que as organizações forneçam locais de trabalho seguros e saudáveis, prevenindo lesões e problemas de saúde relacionados ao trabalho, bem como melhorando proativamente seu desempenho de SSO.





A ISO 45001:2018 é aplicável a qualquer organização que deseje estabelecer, implementar e manter um sistema de gestão de SSO para melhorar a saúde e segurança ocupacional, eliminar perigos e minimizar os riscos de SSO (incluindo deficiências do sistema), aproveitar as oportunidades de SSO e abordar a gestão de SSO. não conformidades do sistema associadas às suas atividades.


A ISO 45001:2018 ajuda uma organização a alcançar os resultados pretendidos do seu sistema de gestão de SSO. Consistente com a política de SSO da organização, os resultados pretendidos de um sistema de gestão de SSO incluem:

a) melhoria contínua do desempenho de SSO;

b) cumprimento de requisitos legais e outros requisitos;

c) cumprimento dos objetivos de SSO.


A ISO 45001:2018 é aplicável a qualquer organização, independentemente do seu tamanho, tipo e atividades. É aplicável aos riscos de SSO sob o controlo da organização, tendo em conta fatores como o contexto em que a organização opera e as necessidades e expectativas dos seus trabalhadores e outras partes interessadas.


A ISO 45001:2018 não estabelece critérios específicos para o desempenho de SSO, nem é prescritiva sobre o design de um sistema de gestão de SSO.

A ISO 45001:2018 permite que uma organização, através do seu sistema de gestão de SST, integre outros aspectos de saúde e segurança, como o bem-estar/bem-estar dos trabalhadores.


A ISO 45001:2018 não aborda questões como segurança de produtos, danos materiais ou impactos ambientais, além dos riscos para os trabalhadores e outras partes interessadas relevantes.


A ISO 45001:2018 pode ser usada no todo ou em parte para melhorar sistematicamente a gestão da saúde e segurança ocupacional. No entanto, as reivindicações de conformidade com este documento não são aceitáveis, a menos que todos os seus requisitos sejam incorporados ao sistema de gestão de SSO de uma organização e cumpridos sem exclusão.


NOTA: Embora exista uma EN ISO 45001:2023, o texto normativo (requisitos) é o mesmo que a versão internacional de 2018. A versão 2023 apenas oficializa a introdução desta norma no arcabouço normativo da Comunidade Europeia.






15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

PRODIR - Processo de Distribuição Responsável

A ASSOCIQUIM (Associação dos Distribuidores Químicos) desenvolveu um processo para o setor de distribuição de produtos químicos e petroquímicos denominado PRODIR - Processo de Distribuição Responsável

Pesquisa de Risco das Partes Interessadas - Comitê ISO TC 262

O Comitê Técnico ISO 262 'Gestão de Risco' (TC 262) desenvolve padrões internacionais na área de gerenciamento de risco para apoiar as organizações em todas as suas atividades. Este comitê técnico vis

bottom of page