Ambiental, Social e Governança (ESG) é uma estrutura estratégica e operacional que visa ajudar organizações, de qualquer tamanho e tipo, a implementar e relatar suas atividades, produtos, serviços e compromisso para apoiar a conquista do desenvolvimento sustentável, justiça social e boa governança.
O ESG é distintivo para as organizações, em parte porque concentra a atenção dos decisores nos impactos e na responsabilização das organizações no que diz respeito às comunidades, ao ambiente e à vida quotidiana. Os órgãos reguladores, os decisores políticos e os investidores estão particularmente interessados em ESG precisamente por esta razão e porque todos têm o potencial de ser partes interessadas nos resultados das atividades ESG.
Uma estratégia e implementação ESG visam impulsionar a sustentabilidade. Seguir os princípios ESG deste documento pode agregar valor significativo a uma organização em termos de:
— captação de capital: ESG pode ser um requisito/critério de classificação;
— relações regulamentares: a rotulagem e a comercialização “verdes” já estão ou estão em vias de ser regulamentadas e é provável que os requisitos de divulgação relacionados com o clima para muitas organizações aumentem;
— clientes: cada vez mais clientes podem comprar ou serem retidos com base em “valores” ASG;e
— pessoal: atraído por organizações com cultura pró-ESG;
— acionistas: potenciais melhores retornos, preparação para o futuro, redução do risco reputacional;
— utilização de recursos: melhorar a circularidade dos recursos finitos;
— ações de atenuação e adaptação às alterações climáticas: promoção da transição climática e reforço da resiliência.
Saiba mais em : https://www.iso.org/home.html
Converse com nossos especialistas
Comments