top of page
  • Por Fábio Carvalho

Responsabilidade Social Empresarial e a ISO 26000


Em novembro de 2010, foi publicada a Norma Internacional ISO 26000 – Diretrizes sobre Responsabilidade Social, que defende que a responsabilidade social se expressa pelo desejo e pelo propósito das organizações em incorporarem considerações socioambientais em seus processos decisórios e a responsabilizar-se pelos impactos de suas decisões e atividades na sociedade e no meio ambiente.

Isso implica um comportamento ético e transparente que contribua para o desenvolvimento sustentável, que esteja em conformidade com as leis aplicáveis e seja consistente com as normas internacionais de comportamento. Também implica que a responsabilidade social esteja integrada em toda a organização, seja praticada em suas relações e leve em conta os interesses das partes interessadas. A norma fornece orientações para todos os tipos de organização, independente de seu porte ou localização, sobre:

  • conceitos, termos e definições referentes à responsabilidade social;

  • histórico, tendências e características da responsabilidade social;

  • princípios e práticas relativas à responsabilidade social;

  • os temas centrais e as questões referentes à responsabilidade social;

  • integração, implementação e promoção de comportamento socialmente responsável em toda a organização e por meio de suas políticas e práticas dentro de sua esfera de influência;

  • identificação e engajamento de partes interessadas;

  • comunicação de compromissos, desempenho e outras informações referentes a responsabilidade social.

Responsabilidade Social Empresarial (RSE) é a forma de gestão ética e transparente que tem a organização com suas partes interessadas, de modo a minimizar seus impactos negativos no meio ambiente e na comunidade.

Neste contexto, ser ético e transparente significa conhecer e considerar suas partes interessadas objetivando um canal de diálogo, de forma que uma organização voltada para o desenvolvimento sustentável, considere nos seus negócios um horizonte multidimensional, que englobe e assegure os direitos civis, políticos, econômicos, sociais, culturais e ambientais, na medida em que todos participem de um sistema de obtenção de uma economia solidária.

No Brasil, indicadores foram criados pelo Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, organização não-governamental idealizada em 1998 por empresários e executivos oriundos do setor privado, constituindo importante ferramenta de autodiagnóstico no auxílio às empresas a gerenciarem os impactos sociais e ambientais decorrentes de suas atividades.

Os indicadores abordam sete grandes temas:

  • Valores, Transparência e Governança

  • Público Interno

  • Meio Ambiente

  • Fornecedores

  • Consumidores e Clientes

  • Comunidade

  • Governo e Sociedade

Vejamos um vídeo de uma oficina de 2010, realizada durante a Conferência Internacional de Empresas e Responsabilidade Social, realizada em São Paulo em 2010:

IMPORTANTE: A ISO 26000:2010 é uma norma de diretrizes e de uso voluntário; não visa nem é apropriada a fins de certificação. Qualquer oferta de certificação ou alegação de ser certificado pela ABNT NBR ISO 26000 constitui em declaração falsa e incompatível com o propósito da norma.

Referências:

363 visualizações0 comentário
bottom of page